O que você vai ser quando crescer?

untitled6

           Desde quando eu tinha uns 4, 5 anos a pergunta “o que você vai ser quando crescer?” me assola. Os anos passaram e ela nunca mudou! Nem uma palavrinha sequer, mesmo quando eu parei de crescer, literalmente, aos 14 anos.
          Quando eu era criança sempre respondia que seria professora. Do que eu não sabia, mas era o que respondia com toda a minha certeza, a mesma que dizia que 2×6=12. Ou seria 13?
           Eu amava a escola, minhas notas eram ótimas, e no meu mundo era aquilo que predominava: aula. Eu brincava com a matéria. Queria ensinar aos vizinhos, aos bichos de pelúcia, a todo e qualquer ser que entrasse em meu quarto.

            Crianças… Quando a gente faz parte desse mundo mágico tudo é possível. Naquela época nossos amigos seriam astronautas, jogadores super famosos de futebol, atores internacionais, cantores, dançarinos. Não administradores chatos, muito menos engenheiros maçantes.
            Quando somos crianças queremos transportar para a profissão a mesma alegria e entusiasmo que sentimos enquanto brincamos. Lembro-me do meu primo, um ano mais velho que eu, ele sempre dizia a todos que seria o motorista do ônibus e eu a cobradora. O pensamento era simples: “Imagina o tanto de dinheiro que iremos ganhar todos os dias? E ainda podemos levar as nossas mães para passear”. Simples, feliz e inocente. Hoje em dia ele vive em outro país, e vê a mãe no máximo uma vez por ano. Outra amiga minha dizia que seria lixeira, assim poderia passar todo dia em frente à casa dela para dar um tchau a mãe. Percebe o objetivo? Dar um simples aceno a mãe. Todos os dias. Isso sim é puro, fácil. Isso traz felicidade.

untitled

             Os anos foram passando e meu interesse por matemática também. Mas teve algo que nunca mudou: minha adoração por Português. No auge dos meus 12 anos, facilmente, conclui que seria jornalista. Foi fácil por que eu ainda não tinha conhecimento da concorrência para se passar em uma faculdade pública. E foi isso que me fez desistir da profissão aos 16 anos. Triste e ainda mais sem jeito para matemática, física e química, acabei optando por Turismo, mesmo não sendo a minha praia. Alias, eu tentei quase um “leque de opções”, nada que iria me satisfazer por completo, mas ainda assim viáveis. Turismo, publicidade e propaganda, cinema, educação física. E jornalismo ficou escondido em algum canto entre a infância e a adolescência.

profissoes

          Passei em quase todos os cursos, acabei optando por educação física e o óbvio aconteceu: desisti no primeiro ano. Não levava jeito algum, e era por vezes a piada da sala. Mas essa experiência, um tanto quanto desastrosa, me rendeu bons frutos. Além dos conhecimentos em anatomia (que eu amei, mas nunca mais irei usar na vida), e os poucos e bons amigos que fiz, cursar algo que “não tinha a minha cara” me mostrou o quanto é ruim estarmos em um grupo que não é nosso. É improdutivo, cansativo, e diria mais: depressivo.
             Aos 20 voltei para o tão torturante cursinho, e adivinhem só: agora é jornalismo! Mesmo sendo um dos mais concorridos, mesmo que não precise mais de diploma, mesmo que qualquer coisa aconteça no mundo eu vou dizer “dá licença? É o meu sonho aqui e eu vou lutar por ele”.

jornalismo1

E você? Vai ser o que quando crescer? Não importa… Apenas opte por ser feliz!

~ por vivendoenaoaprendendo em 25/06/2009.

2 Respostas to “O que você vai ser quando crescer?”

  1. Boa. Se vc realmente curte jornalismo, vá em frente. Tive um colega de faculdade de começou em educação física, depois foi pro jornalismo e hoje está concluindo direito. Enfim, temos todo o tempo do mundo! bjo

  2. eu quero ser atriz e tb fiz um post a respeito de escolhas
    pq é isso a vida se resume em escolher isso, eu gosto de vermelho e ñ gosto de laranja eu gosto de melancia mas ñ suporto mamão,
    e essas escolhas até que vai se eu um dia decidir simplesmente que gosto de laranja e ponto. mas a vida, ah a vida é diferente é “uma caixinha de surpresas” como diria josef climber a vida é mais do que tudo isso , decidir oq eu quero ser qdo crescer é mto mais dificil do que dizer pra mamãe que eu odeio mamão desde sempre =) e ñ adianta enrrolar , ontem conversei com um amigo que queria ser musico e disse que ñ vai desistir do sonho dele e vai lutar, foi tão legal isso pq como ele mesmo disse é tão dificil achar alguem que realmente diga de peito aberto eu tenho sonhos, sabe os sonhos ficaram no passado no faz de conta, og sonho quer dizer bobagem besteira acorda e vai trabalha na lojinha e ponto final fika com os pés no chão menina. Isso tá errado, mas é tanta coisa que tá errada que dexa pra lá.
    eu quero ser atriz qdo crescer, qdo fikar adulta, qdo tiver meus filhos e qdo morrer quero morrer atriz e se esse sonho for uma furada como ouço por ai então morrerei afogada;)
    Parabéns pela conquista e pela escolha eu tb tive diversas duvidas ao longo da vida exatamente como vc igaulzinho até a vontade de faezr ed. física bjo se cuida e se for pra meter a cara que o corpo vá junto

Deixe um comentário